Follow by Email

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Qual é a sua "Pegada"?


Tenho lido bastante sobre sustentabilidade estes dias e percebido como a questão é importante para nossa sobrevivência atual e futura.

Mas também é fácil a gente perceber que este assunto não é pauta importante no nosso dia a dia. Não vejo que conversamos sobre isso, e que estamos preocupados em mudar nossos hábitos de vida. 

Realmente parece que é algo que não nos afeta então a gente deixa a discussão pra lá ou a gente até discute mas não toma medidas efetivas para fazer nossa parte.

Veja a questão da água:
Somos hoje 6 bilhões de habitantes no planeta, com um consumo médio diário de 40 litros de água por pessoa.

Um europeu gasta de 140 a 200 litros por dia, um norte-americano, de 200 a 250 litros, enquanto em algumas regiões da África há somente 15 litros de água disponíveis a cada dia para cada morador.

Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o consumo médio diário por habitante da cidade de São Paulo é de 200 litros de água, considerado altíssimo.
 
Há grande desperdício, isto é, os paulistanos deixam uma pegada ecológica excessiva, no que se refere à água. Certamente é possível melhorar muito!

Ah, não sabe o que é Pegada Ecológica? Eu também não sabia.

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida. Em outras palavras, trata-se de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar.

Faça o teste e descubra qual é o impacto do seu estilo de vida para o planeta.

Meus hábitos não se mostraram muito amigáveis do Planeta não  : (

Talvez quando a gente se choca e até mesmo se envergonha dos nossos mal hábitos, a gente tenha uma postura diferente e começa  a buscar novas formas de interação com o meio em que vivemos.

Se você também quiser saber qual sua “pegada ecológica” acesse:


No mapa cliquem no Brasil e poderá responder as perguntas em português.
Realmente precisamos mudar nossos hábitos. É realmente uma questão de sobrevivência da vida do Planeta e consequentemente nossa também. Não é mais um blá blá blá. Precisamos ter atitudes individuais e coletivas pra minimizar os anos de ausência desta consciência.

 












Abraços,
Fabiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário